quarta-feira, 8 de abril de 2009

Mobilização em João Pessoa "Criança não é de rua"

O objetivo foi cumprido! A Ação Nacional da Campanha Criança Não é de Rua reuniu cerca de 300 pessoas da sociedade civil e poder público, no centro de João Pessoa, neste dia 08 de abril para dizer criança e adolescente é prioridade absoluta e cabe aos poderes executivo, legislativo e judiciário. A marioria crianças e adolesescentes das organizações sociais como gesto de solidariadade.
O abraço solidário na Lagoa (Parque Solon de Lucena) reunindo crianças, adolescentes, educadores(as) e representantes das instituições presentes deu início à mobilização.


Em João Pessoa, a mobilização organizada pela Campanha Nacional "Criança Não É de Rua", a Rede Margaridas Pró-Criancas e Adolescentes (REMAR), o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Fórum Estadual DCA e Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua (MNMMR-JP).

Crianças e adolescentes conduziram as cruzes na caminhada que teve início na Lagoa do parque Solon de Lucena e foi encerrada na Praça dos Três poderes. Um ato simbólico que mostra o sofrimento cotidiano daqueles (as) que moram nas ruas.




O apelo à visibilidade levou a imprensa local (televisões, rádios, portais e jornais) com total cobertura durante toda a programação.





Assessoria de Comunicação - 3222-8910 remar-jp@hotmail.com Fotos: Joelma Oliveira

A solidariedade das instituições



Várias instituições participaram da mobilizaçção: Fórum Estadual DCA; Casa de Acolhida; Programa Ruanda – Campina Grande; Pastoral do Menor; Missão Restauração; Conselho Tutelar Sul; Conselho Tutelar Sudeste; ONG Oficina da Cidadania; Aldeias Infantis SOS Brasil; Conselho Tutelar Mangabeira; Conselho Municipal do Idoso; Associação Menores com Cristo; Associação Comunitária Nova Vida; Centro de Formação Frei Virgílio Panzzy; Rede Margaridas Pró-Crianças e Adolescentes; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social; Fundação Centro Unificado de Capacitação e Arte; Cento de Formação Educativo Comunitário – CEFET; Centro de Referência da Assistência Social – CRAS; Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de João Pessoa – GEAD; Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua da Paraíba; Associação dos Moradores do Conjunto Funcionários IV – ASSOFIV; Associação de Apoio ao Trabalho Cultural, Histórico e Ambiental – APÔITCHÁ; Casa da Menina e do Menino (Bayeux); Conselho Regional de Psicologia; Centro Cultural Piollin; Associação Papa João XXIII no Brasil, Centro Comunitário Bom José; Bàjó Ayó; Organização Mundial de Educação Pré-Escolar (OMEP-JP); Escolas municipais Frei Afonso e João Coutinho, Centro de Referência da Cidadadania Maria Borges.



Cartazes reforçando os direitos e a urgência de políticas públicas foram levados pelas instituuições.




Assessoria de Comunicação - 3222-8910 remar-jp@hotmail.com Fotos: Joelma Oliveira

Comprimisso dos poderes públicos



As instituições e redes que atuam na área da criança e do adolescente defendem, em regime de urgência, a criação de uma política nacional para inclusão social das crianças e dos adolescentes em situação de moradia nas ruas, que assegure os direitos humanos fundamentais destes e de suas famílias.



Para pedir o compromisso dos governo, uma carta aberta foi elaborada para ser entregue aos poderes legislativo, executivo e judiciário apresentando os desafios e pedindo soluções para a situação das crianças e adolescentes de João Pessoa.

A Carta Aberta foi lida em três paradas estratégicas, momento em que membros da organização do evento e representantes das crianças e adolescentes entregaram as cartas: no Assembléia Legislativa, no Palácio do Governo e no Tribunal de Justiça.

O Deputado Estadual João Gonçalves recebeu a carta pelo Poder Legislativo. No Palácio do Governo e no Tribunal de Justiça as carta foram entregues no Setor de Protocolo.

Assessoria de Comunicação - 3222-8910 remar-jp@hotmail.com Fotos: Joelma Oliveira

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Ação Nacional


Os três objetivos principais:

01. Solidarizar-se com o sofrimento das crianças e dos adolescentes;

02. Cobrar uma Política Nacional para Inclusão Social das Crianças e dos Adolescentes em Situação de Moradia nas Ruas;

03. Sensibilizar a sociedade e o poder público para a questão dessas crianças.
A Ação Nacional da Campanha "Criança Não é de Rua" acontecerá em 10 cidades brasileiras.

Nova Iguaçu - RJ
Goiânia - GO
Palmas - TO
João Pessoa - PB
Recife - PE
Maceió - AL
São Luís - MA
Manaus - AM
Teresina - PI
Das dez cidades que aderiram ao evento este ano, apenas as capitais Fortaleza e Recife promovem a ação pelo segundo ano.
Assessoria de Comunicação - 3222-8910 remar-jp@hotmail.com Cartaz Campanha Nacional