quinta-feira, 30 de julho de 2009

VIII Conferência da Criança e do Adolescente




Tema Central: “CONSTRUINDO AS DIRETRIZES PARA A POLÍTICA E O PLANO DECENAL
Apresentação cultural foi feita por crianças contempladas com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)

Nos dias 29 e 30 de julho, o município de João Pessoa realiza a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente com a participação das instituições que compõem o Sistema de Garanita de Direitos da Criança e do Adolescentes , o que compreende a sociedade civil e o poder público.
As conferências que estão acontecendo em níveis municipais e estadual, em todo o país representam o momento de redefinir e encaminhar ações voltadas para a infância e juventude. O objetivo é construir diretrizes para a políticas e o Plano Decenal.

Rose Veloso, ex-presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de João Pessoa proferiu a palestra de abertura. Abordou aspectos da política da criança e do adolescente, como foco na realidade local e a elaboração do Plano Decenal.

Assessoria de Comunicação - 3222-8910 remar-jp@hotmail.com Fotos: Eduardo Soares

terça-feira, 21 de julho de 2009

Conferência da Criança e do Adolescente em Santa Rita



O município de Santa Rita, através da Rede Local de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente realizou nos dias 16 e 17 de julho.


A realização se deu em parceira com a rede de proteção local dos direitos da criança e do adolescente e dos próprios adolescentes do município em todas as fases da V Conferência: planejamento, realização e discussão das propostas e encaminhamentos para a Conferência Estadual que será realizada em setembro.
A Remar integrante da rede local participou do evento com integral apoio a toda a realização da Conferência, e destaca a metodologia de construção da Conferência com a participação integral de todos que compõem a rede, somando experiências, potencialidades, competências e compromissos, o que fez a diferença do evento.



Assessoria de Comunicação - 3222-8910 remar-jp@hotmail.com Fotos: Comissão organizadora

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Adolescentes e jovens na Pré-conferência Estadual da Criança e do Adolescente



Encontro de Formação em prol da Pré-conferência Estadual da Criança e do Adolescente, realizada no dia 17 de julho, reuniu mais de 9o jovens para ampliar a discussão junto ao tema central e subtemas que vão nortear a Conferência Estadual, em setembro próximo.






Grupo de crianças da Pastoral do Menor - Núcleo do Grotão: apresentação refletiu sobre os direitos da criança




Adolescentes que integram a REMAR e o Fórum Estadual DCA/PB coordenaram a apresentação dos eixos temáticos no I Encontro de Formação para Adolescentes da Região Metropolitana de João Pessoa.



Os trabalhos em grupos discutiram os eixos temáticos: Promoção e universalização de direitos em um contexto de desigualdades; Proteção e defesa no enfrentamento das violações de direitos humanos de crianças e adolescentes; Fortalecimento do sistema de Garantia de Direitos; Participação de Crianças e Adolescentes em espaços de cidadania; Gestão da Política).


Assessoria de Comunicação - 3222-8910 remar-jp@hotmail.com Fotos: Eduardo Soares

quarta-feira, 15 de julho de 2009

I Encontro de Formação de Adolescentes


Os(as) adolescentes que integram a Rede Margaridas Pró Crianças e Adolescentes – REMAR e o Fórum Estadual DCA/PB coordenarão a apresentação dos eixos temáticos no I Encontro de Formação para Adolescentes da Região Metropolitana de João Pessoa, neste dia 17 de julho.
À tarde os (as) adolescentes trabalharão em oficinas a partir dos eixos para a elaboração de propostas que serão apresentadas e votadas na plenária final. Neste momento também elegerão seus (suas) representantes para a Conferência Estadual que acontecerá em set/2009.

A promoção do evento é do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente/CEDCA, com o objetivo de ampliar a capacidade de discussão junto ao tema central da Conferência Estadual e dos subtemas a serem abordados na Conferência Estadual, em setembro, de maneira articulada com instituições não governamentais e com a participação de crianças e adolescentes. O evento acontecerá na Escola do Servidor Público do Estado da Paraíba (ESPEP), situada na Rua. Neuza de Souza Sales - S/N – Mangabeira VII – João Pessoa – Lateral ao DETRAN/PB. Esta atividade também marca um momento de reflexão sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e ilustra que participação e cidadania se aprende e se exercita basta que acreditemos no potencial de nossa infância e juventude.
Eixos:
- Promoção e universalização de direitos em um contexto de desigualdades;
- Proteção e defesa no enfrentamento das violações de direitos humanos de crianças e adolescentes;
- Fortalecimento do sistema de Garantia de Direitos;
- Participação de Crianças e Adolescentes em espaços de cidadania;
- Gestão da Política).

A mesa de abertura está prevista para as 09h, com a participação do adolescente Nilson que faz parte da ONG Papa João XXIII e representa o Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e representou os adolescentes na VII Conferência Nacional realizada em Brasília em 2007.
Assessoria de Comunicação - 3222-8910 remar-jp@hotmail.com

terça-feira, 14 de julho de 2009

IV Conferência Municipal DCA

“Construindo as Diretrizes da Política Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Plano Decenal” é o tema da V CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE que acontecerá no município de Santa Rita.


Data: 16 e 17 de julho de 2009.
Local: Centro Pastoral da Igreja São Pedro e São Paulo, R: Patos, s/n – Tibiri II, Santa Rita/ PB.
Horário: 08h às 17h

Objetivo? analisar, definir e deliberar as diretrizes da Política Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, de Santa Rita, com vistas à elaboração do Plano Decenal.

Quem participa? Poderão participar dois inscritos por instituição, entidade ou grupo de crianças e adolescentes. No caso de instituições que desenvolvem atividades com ou para crianças e adolescentes, poderá ser um gestor e um adolescente de 12 a 17 anos de idade acompanhados de ficha de inscrição e ofício indicando o nome do representante que poderá concorrer a delegado.

O que é a Conferência? A Conferência é um mecanismo democrático e de mobilização para as crianças e os adolescentes debaterem Políticas Públicas que dizem respeito a eles, sinalizando problemas e as respectivas soluções. A Conferência faz parte de um processo de Políticas Públicas para as Crianças e Adolescentes no Brasil. Ela elegerá os delegados que participarão da Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, agendada para o mês de setembro, em João Pessoa/ PB. Dentre os participantes da Estadual sairão delegados para a Nacional que ocorrerá nos dias 07 a 10 de Dezembro em Brasília(DF).


Assessoria de Comunicação - 3222-8910 remar-jp@hotmail.com

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Processo de Conferências

No dia 08 de julho, durante reunião da Comissão Gestora, a REMAR criou uma Comissão para a elaboração de propostas defendidas nos encontros, seminários e eventos da Rede atendendo ao modelo apresentado pelo CONANDA para as Conferências para serem defendidas em todos os momentos de discussão desse processo.
Lembramos a importância dessa defesa uma vez que é o pensamento coletivo que está sendo apresentado para a maior concretização das políticas da criança e adolescente.

Assessoria de Comunicação - 3222-8910 remar-jp@hotmail.com

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Município de Santa Rita articula sociedade para V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, nos dias 16 e 17 de julho. A organização da V Conferência está sob a responsabilidade da Secretaria de Bem Estar Social, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 (sexta).
Assessoria de Comunicação - 3222-8910 remar-jp@hotmail.com