sexta-feira, 29 de abril de 2011

Seminário Convivência Familiar e Comunitária


De 03 a 05 de maio acontece em João Pessoa, o Seminário Convivência Familiar e Comunitária de Crianças e Adolescentes: DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes.


O Ministério Público do Estado da Paraíba, através do CAOP – Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente – Dra. Soraya Soares da Nóbrega Escorel – Coordenadora Geral do Evento no Estado da Paraíba -, juntamente com o apoio da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça, da Defensoria Pública e da REMAR – Rede Margaridas Pró Criança e Adolescente – conclamam a todos os atores do SGD do Estado da Paraíba a se inscreverem no Seminário.


O evento será promovido pela Associação dos Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente (Neca); em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, por meio da
Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNPDCA), Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e Associação Brasileira de Juízes, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP) que desenvolve o projeto: Convivência Familiar e Comunitária de Crianças e de Adolescentes: Direitos Humanos e Justiça.

DIA

HORÁRIO

ATIVIDADES

03/05

16h

Inscrição, entrega de materiais, designação das oficinas.


18h00

Abertura oficial, apresentação do propósito e metodologia das ações.


19h00

Palestra de Abertura I

“A garantia do direito à convivência familiar e comunitária na perspectiva dos direitos humanos – o Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária: avanços e desafios”

Profa. Dra. Carmen de Oliveira (a confirmar)

Secretaria dos Direitos Humanos


20h00

Intervalo


20h15

Debates com os palestrantes


21h45

Encerramento com coquetel de boas vindas!

04/05

8h00

Abertura


8h15

Palestra II

"O direito à convivência com a família - As transformações na família contemporânea: os desafios na conceituação e na implementação de políticas de atenção às famílias"

Profa. Eliane Rodrigues


9h10

Intervalo


9h25

Palestra III

"O PNCFC e o Plano Nacional da Assistência Social e os diálogos necessários: A função dos CRAS e dos CREAS e a articulação com o SGDCA"

Profa. Jucimeri Silveira


10h25

Intervalo


10h35

Debates com os palestrantes


12h15

Intervalo para o Almoço


14h00

Apresentação da metodologia das oficinas, dos facilitadores e designação dos locais de trabalho dos subgrupo


14h15

Oficina de fluxos operacionais temáticos:

ü ""Direito à Saúde + Direito à Educação

ü Direitos Socioassistenciais"

ü "Enfrentamento à Violência e Abusos sexual"

ü "Proteção à criança, adolescente e sua família em situação de rua

ü "Garantia do direito à convivência familiar e comunitária


16h15

Intervalo


16h30

Plenária de sistematização das análises


18h00

Encerramento do dia

05/05

8h00

Abertura


8h15

Palestra IV

"O Sistema de Justiça na exigibilidade do direito a Convivência Familiar e Comunitária: responsabilidades e intersetorialidade – a Proteção Integral na perspectivas dos sujeitos em peculiar desenvolvimento"

Dr. Rodrigo Schoeller de Moraes

Promotor de Justiça do RS


9h10

Intervalo


9h25

Palestra V

“A Nova Lei de Adoção: contemporaneidade e relevância"

Dr. Daniel Issler

Juiz de Direito do CNJ – CONSELHO NACIONAL DE JSUTIÇA


10h25

Debates com os palestrantes


12h15

Intervalo para o almoço


14h00

Apresentação da metodologia das oficinas, dos facilitadores e designação dos locais de trabalho dos subgrupos


14h15

Oficina de fluxos operacionais temáticos:

ü "Direito à Saúde + Direito à Educação

ü Direitos Socioassistenciais"

ü "Enfrentamento à Violência e Abusos sexual"

ü "Proteção à criança, adolescente e sua família em situação de rua

ü "Garantia do direito à convivência familiar e comunitária

Assessoria de Comunicação - 55 83 3222 8910 | remar-jp@hotmail.com

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Bayeux articula rede local de proteção integral

Encontro com os vários atores do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolecente de de Bayeux marcou o início da formação da rede local de proteção integral da infância e adolescência no município.Cerca de 150 pessoas, representantes de entidades governamentais e não governamentais estiveram presentes. O evento foi promovido...
A organização da rede local de Bayeux, a exemplo dos municípios de Lucena, Santa Rita, Cabedelo e João Pessoa faz parte das ações da Remar. Desde 2006 a Remar ampliou sua articulação política para promover a intergração dos diversos atores so sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente e de suas famílias.
O compromisso a partir da efetivação da rede é o em conjunto com todas as entidades da sociedade civil, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Lorenzo Delaini, da coordenação da Remar, participou da mesa e fala da importância da formação da rede no município.Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Bayeux

A presentação cultural foi feita pelo grupo teatral “Crianças Felizes”

Assessoria de Comunicação - 55 83 3222-8919 | remar-jp@hotmail.com | Fotos: Conceição Vanderlei

terça-feira, 26 de abril de 2011

Criança Não é de Rua: mobilização chama atenção da sociedade

A mobilização aconteceu no centro da capital em frente ao Palácio do Governo, na praça que dá acesso aos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

Várias entidades participaram, no dia 20 de abril, da Ação Nacional Criança Não é de Rua organizada em João Pessoa, pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança em parceria com a Remar, Casa Pequeno Davi, Aldeias Infantis SOS-PB, entre outras entidades ligadas ao CMDCA.

Crianças e educadoras de Rede Local dos bairros Cristo e Rangel presentes ao evento.


Equipe de jovens que animou o evento.




Crianças do Peti: apresentação chamou atenção dos participantes



Assessoria de Comunicação - 55 83 3222-8910 remar-jp@hotmail.com Fotos: Joelma Oliveira

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Pastoral do Menor lança campanha na Paraíba

A Campanha Nacional "Dê oportunidade: medidas socioeducativas responsabilizam, mudam vidas" foi lançada no último dia 13 de abril, na Paraíba.



No evento de lançamento, no Auditório do Ministério Público, crianças, adolescentes, familiares, educadores(as) dos núcleos da Pastoral do Menor dos municípios de João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Cruz do Espíritto Santo, Sapé e Guarabira. Além de representantes das instituições públicas e da sociedade civil. Marcado pela mística da Pastoral, o lançamento da campanha também foi espaço de discussão e reflexão sobre o foco da campanha, as medidas socioeducativas. Outro aspecto que chamou atenção durante as falas dos representantes da mesa foi a cobertura da mídia local quando de trata de assuntos sobre crianças e adolescentes.

Assessoria de Comunicação - 55 83 3222-8910 remar-jp@hotmail.com

Por uma infância sem racismo


Campanha do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançada em novembro de 2010
Assessoria de Comunicação - 55 83 3222-8910 remar-jp@hotmail.com

Apresentação sobre educação de qualidade

A apresentação da publicação "Educação de Qualidade: experiências que contribuem para o direito de aprender em Pernambuco, Paraíba e Alagoas" aconteceu na quarta, 13 de abril.



Lorenzo Delaini, da coordenação da Remar, falou sobre a importância do resultado da publicação e da articulação das entidades.


O momento foi importante para mostrar o resultado do trabalho em parcerias com as várias instituições da Rede. Com a participação de educadores e gestores das organizações públicas e privadas, o evento foi marcado por reflexões em relação à necessidade de melhorias das políticas públicas na área da educação.



A apresentação do material foi feita por Conceição Cardoso, do UNICEF, responsável pelo monitoramento das ações com os parceiros.


Assessoria de Comunicação - 55 83 3222-8910 remar-jp@hotmail.com

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Concurso Causos do ECA

Estão abertas as inscrições para a sétima edição do Concurso Causos do ECA. Incentive a participação das crianças, adolescentes, educadores(as), familiares para contar como o Estatuto da Criança e do Adolescente ajudou a transformar realidades.

Saiba mais!


Assessoria de Comunicação - 55 83 3222-8910 | remar-jp@hotmail.com

sexta-feira, 8 de abril de 2011

16º Fórum Paraibano de Adolescência

Adolescentes da Comissão Intermunicipal de Protagonismo da Remar paraticipam do 16º Fórum Paraibano de Adolescência será realizado no dia 10 de abril, no Centro de Educação Empreendedora do Sebrae, no bairro dos Estados.

O Fórum é uma promoção do Programa de Atenção Multidisciplinar ao Adolescente (Proama)/Universidade Federal da Paraíba/Hospital Universitário lauro Wanderley. Na décima sexta edição, o tema do Fórum é “Mídia e adolescência”.

Na programação, palestras palestras, oficinas, dinâmicas das 07h às 18h para o público de adolescentes da faixa etária dos 13 aos 19 anos. A palestra Internet: uma janela aberta para conhecimento será ministrada por Rafael Samways, consultor de Negócios Digitais (Sebrae) e publicitário especialista em Comunicação Empresarial (PUC-PR).

Oficinas – mídia e violência; mídia e exposição; mídia e consumo; mídia e modelo; mídia e conhecimento.



Assessoria de Comunicação - 55 83 3222-8920 | remar-jp@hotmail.com

Rede Latino-americana contra o Trabalho Infantil !

Hoje, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), há 215 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos envolvidos com o trabalho infantil em todo o mundo. Só na América Latina, são mais de 14 milhões. Por isso, é fundamental todo o apoio para erradicar essa prática, que desrespeita os direitos de crianças e adolescentes e coloca em risco seu futuro. Tornar essa causa um compromisso de todos é o principal objetivo da Rede Latino-americana contra o Trabalho Infantil, a primeira rede social voltada para o combate e a prevenção a essa violação. E você, que acompanha o Portal Pró-Menino, também está convidado a defender essa causa.

A Rede nasceu a partir do III Encontro Internacional contra o Trabalho Infantil, que ocorreu nos meses de setembro, outubro e novembro de 2010 e reuniu mais de 7 mil pessoas de toda a América Latina. Além disso, também já fazem parte dessa iniciativa representantes de organizações sociais que participaram de cursos de formação sobre prevenção e erradicação do trabalho infantil promovidos pela Fundação Telefônica. E, a partir de agora, você também pode fazer parte dessa comunidade.


E, para participar, é muito simples – basta acessar Rede contra o trabalho infantil
e se inscrever.


Fonte: Portal Pró-Menino


Assessoria de Comunicação - 55 83 3222-8910 | remar-jp@hotmail.com

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Ação Criança Não é de Rua

Dia 20 de ABRIL DE 2011, 08h30, na Praça João Pessoa (Praça dos Três Poderes), Centro.


Vídeo da Ação e algumas capitais em anos anteriores desde o ano de 2007.

Assessoria de Comunicação - 55 83 3222-8910 | remar-jp@hotmail.com

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Dê Oportunidade – Medidas sócioeducativas responsabilizam, salvam vidas


A Pastoral do Menor da Arquidiocese da Paraíba lança no dia 13 de abril, a Campanha Nacional Dê Oportunidade – Medidas socioeducativas responsabilizam, salvam vidas.

A Campanha tem como objetivo sensibilizar a sociedade para um novo olhar, junto aos adolescentes autores de ato infracional, enquanto seres em desenvolvimento, reivindicando do poder público as medidas necessárias para implementação/efetivação das medidas sócioeducativas, condição imprescindível para se combater a noção de impunidade e a violência praticada pelos adolescentes.

O evento será realizado às 18h, no Auditório Edgar Ferreira Soares - Ministério Público, localizado na Rua Rodrigues de Aquino – Centro, João Pessoa.

Na programação será promovida a Oficina de Argumentação no dia será 14 de abril das 8h30 às 17h, na Pró reitoria de Extensão – PROEXT, localizada na Rua das Trincheiras, 275. Ponto de referência vizinho ao Núcleo de Arte Contemporânea da UFPB- NAC.

Informações fazer contato: (83) 3241-7095 - Vitor (83) 8825-2896; Olívia (83) 8881-5203 ;ou pelo e-mail pamenpb@gmail.com



Assessoria de Comunicação - 55 83 3222-8910 - remar-jp@hotmail.com

Ação Nacional Criança Não é de Rua




No dia 20 de abril, as capitais brasileiras se mobilizam para A Ação Nacional ``Criança Não é de Rua``. Em João Pessoa, a mobilização acontecerá das 08h30 às 11h, na Praça João Pessoa - Praça Três Poderes (em frente à Assembleia Legislativa).
A Ação Nacional ``Criança Não é de Rua`` é uma mobilização em defesa dos direitos de crianças e adolescentes que vivem em situação de moradia na ruas, realizada no período da Semana Santa desde 2007. Em João Pessoa aconteceu na Semana Santa de 2009 e em 2010 na celebração dos 20 anos do ECA.


A ação tem como objetivos:

- Sensibilizar a sociedade e poder público para o sofrimento diário de crianças e adolescentes que vivem em situação de moradia nas ruas;

- Chamar a atenção do poder público para a sua responsabilidade de assegurar, juntamente com a família e sociedade os direitos destas crianças e adolescentes;

- Incidir politicamente visando impactar as ações ao público em foco.


Realização: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA-JP), REMAR, Aldeias Infantis SOS - PB.


Assessoria de Comunicação - 55 83 3222-8910 - remar-pj@hotmail.com

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Curso de LIBRAS


A Secretaria de Educação do Município de Santa Rita em parceira com as secretarias de Saúde e Bem Estar Social promove o curso de capacitação em LIBRAS com o objetivo de facilitar a comunicação entre os profissionais e as pessoas que têm deficiência auditiva. O curso é oferecido gratuitamente com carga horária de 40 horas, com direito a certificado. O local do curso é o Auditório da Secretaria de Educação de Santa Rita.

Nesta segunda, 04 de abril, tem início mais uma turma para iniciantes. O curso será ministrado todas as segundas e quartas a partir das 18h30, oferecido para os professores, professores das Salas de Recursos, Supervisores, Secretaria de Administração e Bem Estar, Saúde e Educação e ONG's. Ainda está em tempo de fazer sua inscrição.


Curso de LIBRAS INTERMEDIÁRIO - Também estão abertas as inscrições para quem já fez o primeiro módulo, este será ministrado no sábado das 8h as 11h.


Em breve será divulgado o calendário com os demais cursos oferecidos pela Educação Especial: Dicção e Oratória, Brailler e AEE (Atendimento Educacional Especializado). Os interessados nos cursos devem entrar em contato com a Coordenação de Educação Especial pelo telefone: 3049-9556 ou nos procurar na sede da SME.


Assessoria de Comunicação - 55 83 3222-8910 | remar-jp@hotmail.com

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Colóquio sobre infância e juventude

O II Colóquio tem como tema Infância e Juventude - violência infanto-juvenil: dilemas de sociedade brasileira, ocorrerá nos dias 06, 07 e 08 de abril de 2011, em Campina Grande. O evento terá na programação mesas redondas em cada dia - Trabalho Infantil e violação de direitos; Abuso e exploração sexual infanto-juvenil; Mesa redonda: Protagonismo Infanto-Juvenil; Infância, inclusão social e direitos humanos. E os grupos de trabalho.

GT 1 - Infância e violência nos territórios da diversidade e inclusão social.
GT 2 - Educação e políticas públicas para a juventude: limites, possibilidades e perspectivas.
GT 3 - Infância, adolescência, violação de direitos e as práticas sócio-jurídicas.
GT 4 - Infância, adolescência trabalho e família.
GT 5 - Cultura Tecnológica, Educação e violência: facetas da juventude nas redes sociais.
GT 6 - Criminalização e judicialização da infância.
GT 7 - Infância, Juventude, violência e mídia.

O Colóquio é uma realização do NUPECIJ- GT de Serviço Social; GT de Educação; GT de História; Pró- Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários - PROEAC- UEPB. Para mais informações acesse NUPECIJ.


Assessoria de Comunicação - 55 83 3222-8910 | remar-jp@hotmail.com