quarta-feira, 8 de abril de 2015

Paraíba inicia Curso de Capacitação para operadores do SGD


No último dia 07 de abril a Paraíba iniciou o I Módulo do Curso de Capacitação sobre Subsídios para a Elaboração de uma Política Nacional de Atenção à Criança e ao Adolescente em Situação de Rua, promovido pela Campanha Nacional Criança Não é de Rua.

Com um boa participação dos cursistas, a abertura contou também com as presenças do Conselho Estadual CEDCA e do CMDCA-JP, Secretaria de Desenvolvimento Social de João Pessoa, Secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Fórum Estadual DCA-PB, Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua (MNMMR), Remar e Promotoria da Infância e Juventude – MP, além do apoio das instituições municipais e estaduais.

O grupo selecionado é comprometido com a defesa e promoção dos direitos da criança e do adolescente, e alguns trabalham com a situação de rua. Na mesa de abertura, a professora e militante Socorro Carvalho (Campina Grande) falou sobre suas experiências enquanto educadora dos MNMMR.

O curso tem como principal objetivo disseminar nacionalmente os Subsídios para a elaboração de uma Política Nacional de Atenção às Crianças e Adolescentes em Situação de Rua, os quais são frutos de uma luta histórica nacional dos movimentos de defesa dos direitos humanos desses sujeitos.


O Curso de apoio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e executado pela Associação Beneficente O Pequeno Nazareno (OPN), por meio da capacitação para Operadores (as) do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGD) e para Adolescentes protagonistas.

Localmente destaca-se o apoio da Rede Margaridas Pró Crianças e Adolescentes – Remar, Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua – Paraíba (MNMMR-PB), Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - Fórum DCA-PB, da Promotoria da Infância e Juventude do Ministério Público da Paraíba, do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB e de uma comissão interinstitucional.



Assessoria de Comunicação - 3222-8910 / 8892-8910 / remarjp@gmail.com / Fotos: Reinaldo Santos