sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Organizações de João Pessoa (PB) participam de oficina para fortalecer ações sociais no Nordeste


Promovido pela Aliança Interage, encontro fechará o ciclo de atividades voltadas ao desenvolvimento institucional e fortalecimento das ONGs locais

São Paulo, julho de 2010 – A Aliança Interage, coletivo institucional que reúne agências de cooperação e instituições privadas, entre elas o Instituto C&A, promoverá em João Pessoa (PB) o último ciclo das oficinas do “Projeto Casa Aberta 2009-2010”. O encontro ocorrerá entre os dias 16 e 18 de agosto, com o tema “Gestão Financeira e Accountability”. Participarão sete organizações sociais locais que trabalham voltadas para o público de crianças, adolescentes e jovens do estado da Paraíba.
O tema “Gestão Financeira e Accountability” tem como objetivo auxiliar estas organizações a exporem melhor o resultado dos seus trabalhos, tanto aos seus apoiadores como à sociedade em geral. A oficina também desenvolve a competência técnica e o reconhecimento da importância dessas entidades no contexto social onde estão inseridas. “A aplicação dos conceitos apresentados, por meio da elaboração e execução de um plano, reforçará o trabalho das organizações e auxiliará na interação com a sociedade”, afirma Ruben Pecchio, secretário executivo da Aliança Interage.
As organizações selecionadas atuam em rede e buscam apoio para seu desenvolvimento institucional e fortalecimento de suas ações junto a um público mais amplo. São elas: Instituto Soma Brasil, Centro Cultural Piollin, Cia de Teatro Lua Crescente, Força e Ação, Apôitchá, Gaia Berço dos Filhos das Ondas, REMAR – Rede Margaridas Pró-Crianças e Adolescentes/ Paraíba.
A Aliança Interage deu início ao Projeto Casa Aberta em novembro de 2009, nas cidades do Recife (PE), Fortaleza (CE) e São Luis (MA), além de João Pessoa (PB). Neste período, foram abordados os temas: “Planejamento Estratégico”, “Monitoramento e Avaliação”, “Comunicação para mobilização de recursos” e “Governança, Parcerias e Alianças”. Os encontros estão inseridos no âmbito conceitual/prático do desenvolvimento institucional e tratam de áreas fundamentais para a sustentabilidade das organizações sociais.
“Acreditamos que o conteúdo e a interação no Projeto Casa Aberta são muito oportunos para o fortalecimento das Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Localmente, contamos com o apoio inicial do Instituto Soma Brasil e ao longo do período de atuação agregaram-se outros parceiros importantes. A experiência tem contribuído muito para que o grupo de organizações sociais exercite diretamente a mobilização de recursos”, informa Pecchio.






Fonte: Instituto C&A