quarta-feira, 17 de novembro de 2010

TJPB apóia seminário do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação ao Trabalho Infantil na próxima quarta (24)


A partir da próxima quarta-feira (24), às 19h, o Hotel Ouro Branco, em Tambaú, será palco do seminário “O Enfrentamento ao Trabalho Infantil na Paraíba, 10 anos do FEPETI/PB”, que acontece até o dia 26. O evento comemora os 10 anos da criação do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente na Paraíba (FEPETI). O Tribunal de Justiça apóia o Fórum por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (Coinju).
De acordo com a organização do evento, o FEPETI é um espaço permanente e interinstitucional de articulação comprometido com a erradicação do trabalho infantil e defesa do adolescente trabalhador. O Fórum envolve organizações governamentais e não-governamentais empenhadas com a temática e visa articular instituições e promover ações para sensibilizar e conscientizar a sociedade.
A juíza-auxiliar da Coinju, Graziela Gadelha, representará o Tribunal no Seminário. Além dela, vários servidores da Coordenadoria participarão, inclusive, na organização do evento. Entre eles, a assistente social Norma Gouveia, que disse que o encontro será importante para avaliar os avanços que ocorreram na área nos últimos 10 anos. “A Coinju faz parte das discussões da política de enfrentamento ao trabalho infantil, além de avançar na proteção dos direitos da criança e do adolescente”.
Durante o evento, serão discutidas as ações desenvolvidas no FEPETI nos últimos 10 anos, além de novas diretrizes para o Fórum. Na programação do primeiro dia, o auditor fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), Manoel Ferreira Campos, fará a Palestra de abertura, às 19h30. O tema será “Panorama Geral do Enfrentamento ao Trabalho Infantil nos Últimos 10 anos”.
Já no segundo dia, duas mesas redondas fazem parte da programação. A primeira, a partir das 9h30, abordará o tema “Resgate Histórico do Papel dos Fóruns Nacional e Estadual e dos organismos nacional e internacional no enfrentamento ao Trabalho Infantil”. Entre os debatedores, o representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Salvador Soler. A tarde, a partir da 14h, tem início as discussões sobre “Piores Formas de Trabalho Infantil: Exploração Sexual Comercial e Trabalho Infantil no Narcoplantio e Narcotráfico”.
O encerramento do evento será marcado por mais duas mesas redondas. Às 8h30 será discutido o tema “A Lei do Aprendiz como Política Pública para Jovens: avanços e desafios”. E, às 10h30 o assunto da mesa redonda é “Mídia e a Parceria no Enfrentamento ao Trabalho Infantil”.
O seminário é aberto ao público e as inscrições são gratuitas. Os interessados poderão inscrever-se através do link: http://www.prac.ufpb.br/copac/escolaqueproteje/incricoes.php
Da Coordenadoria (com colaboração do estagiário Ramon Costa)







Fonte: TJPB