quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Remar avaliou 2011

Nesta quarta (14), a REMAR reuniu a Comissão Gestora e entidades que colaboram com as ações durante o ano para avaliar o trabalho desenvolvido. O momento foi conduzido por Rose Veloso. Foram avaliados os avanços do que havia sido planejado e os desafios para alcançar os objetivos e metas estabelecidas. Os eixos avaliados foram: Articulação das redes; Gestão da Remar; Convivência Familiar e Comunitária e o Protagonismo Infanto Juvenil, considerando o Planejamento Estratégico de 2010.

Cada município presente (Bayeux, Santa Rita e João Pessoa) destacou os pontos positivos e os que não tiveram muito êxito, apresentando as particularidades de cada um. Dentre os pontos avaliados como avanços foram destacados: a Escola dos Conselhos; o empoderamento dos municípios a partir das capacitações; as ações em parceria com o Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos (NCDH/UFPB); a efetivação na criação da rede de proteção de Bayeux; o Plano Estadual de Convivência Familiar Comunitária que mobilizou as instituições e fortaleceu o compromisso.

Pontos avaliados com pouco avanço para o que havia sido planejado: o fortalecimento do protagonismo infanto juvenil nos municípios; os planos estaduais de enfrentamento ao trabalho infantil e ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes; o diálogo com o Sistema de Justiça; a pouca participação da Comissão Gestora nas reuniões mensais.
O grupo entende que esses pontos precisam de mais atenção. Foi lembrado que 2012 será um ano eleitoral, um complicador para o andamento das ações nos municípios.
Como encaminhamento, no início do ano o grupo se reunirá para planejar a agenda comum.

Assessoria de Comunicação - 55 83 3222 8910 | remar-jp@hotmail.com | Fotos: Joelma Oliveira