sexta-feira, 15 de março de 2013

Participação cidadã de crianças e adolescentes

Projeto faz levantamento dos avanços na participação cidadã infanto-juvenil nos municípios paraibanos

Com o objetivo de conhecer as experiências exitosas e apoiar nas ações dos municípios com o protagonismo de crianças e adolescentes, o Projeto Protagonismo Vivência e Ação convida os conselhos municipais dos direitos da criança e do adolescente a participar de um levantamento sobre os espaços de participação e protagonismo infanto-juvenil.


Fotos ilustram a participação de crianças e adolescentes em mobilizações e momentos formativos na perspectiva da participação e exercício do protagonismo.


Nas duas últimas conferências DCA’s (2009 e 2011) municipais, estadual e federal foram dadas ênfases na organização da participação e protagonismo das crianças e adolescentes como um dos eixos do Plano Decenal. Nesta perspectiva, este projeto se soma objetivando “contribuir para o fortalecimento da cultura do protagonismo infanto- juvenil e familiar na Paraíba”.

As informações terão o sigilo necessário e a sistematização será apresentada em uma reunião ampliada com representantes dos CMDCA’s e disponibilizada em arquivo digital por e-mail.

A parceria com os CMDCA’s para esse levantamento é fundamental por serem espaços privilegiados dentro do Sistema de Garantia de Direitos (SGD). A coordenação do Projeto aguarda as respostas aos questionários encaminhados até o próximo dia 12 de abril de 2013.

O Projeto Protagonismo Vivência e Ação é uma ação coletiva desenvolvida pelas Aldeias Infantis SOS Brasil/Paraíba, em parceria com a Rede Margaridas Pró Crianças e Adolescentes – REMAR/PB, com o apoio do Fórum de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – FORUM DCA e aporte técnico-financeiro do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/PB) através do Fundo Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - FUNDESC e do Governo do Estado da Paraíba via Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (SEDH – PB).


REMAR - 3222-8910 | remarjp@gmail.com