quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Seminário alcança objetivos com participação efetiva do público


Foram três dias (17 a 19) de reflexão e debate sobre os Avanços e desafios na efetivação dos direitos da criança e do adolescente: o papel da universidade na rede de defesa e proteção com a participação efetiva dos gestores públicos, professores, estudantes, organizações sociais.

Um dos pontos principais do seminário contou com a participação da pesquisadora Irene Rizzini, da PUC-RIO e Diretora do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI) que abordou um tema importante no cenário nacional e local Pesquisas sobre a Infância (CIESPI). Irene Rizzini também vai ministrar a palestra “A Convivência Familiar e Comunitária como direito fundamental da criança e adolescente à proteção integral”.


Na mesa de abertura, o adolescente Antônio Carlos representou todos os jovens protagonistas da Remar. Apresentação do Coral da Casa Pequeno Davi.


As discussões tiveram como base o aprofundamento do papel da Universidade na rede de defesa e proteção dos direitos das crianças e adolescentes, especialmente na formação acadêmica e profissional no âmbito dos direitos desse segmento. Para a Remar, o seminário foi além das expectativas. "Alcançamos os objetivos propostos. Foi um avanço em varias direções", diz Lorenzo Delaini, da coordenação da Remar. Lorenzo destaca como pontos positivos do evento o fortalecimento da rede interna da UFPB dos grupos de estudo e pesquisa na área da infância e adolescência; a experiência histórica da Universidade especialmente do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos como referência de articulação e abrangência dos direitos humanos. Para Lorenzo, a pluralidade na participação dos vários atores - gestores públicos, conselhos tutelares, CREAS, CRAS, técnicos das várias áreas - foi bastante significativa, assim como a presença da professora Irene Rizzine por ser uma pesquisadora de expressão internacional na área.



Acima, profa. Rizzini com Lorenzo e Conceição. Equipe de organização do evento (abaixo).


Assessoria de Comunicação - 55 83 3222 8910 remar-jp@hotmail.com