
em defesa dos direitos das crianças,
Feliz Natal ! Feliz 2009!
Jovens que participaram da Comissão de Protagonismo da Remar e que estão acompanhando o processo de organização dos grupos nos municípios da Área Metropolitana falaram do trabalho da REMAR e sobre o que representa a ação do protagonismo, da valorização da atuação dos jovens nas comunidades e espaços em que estão inseridos.
Andrezza Ribeiro, jovem da comunidade do Geisel João Pessoa
Shirley Batista, educadora do Peti Santa Rita Assessoria de Comunicação - 3043-6891 3222-8910 remar-jp@hotmail.com Joelma OliveiraO III Encontro de Protagonistas da REMAR aconteceu nos dias 12 e 13 de dezembro de 2008, no Centro Pastoral Educativo Padre Mazza, no Alto do Mateus - João Pessoa.
Com a participação de 50 Jovens que estão nas ONGs, Escolas, Igrejas, Programas Governamentais, Grupos Culturais, movimentos juvenis com idade de 12 a 23 anos, que estão atentas/os a realidade que os/as rodeiam e desejam atuar para uma melhor condição de vida pessoal e coletiva. o III Encontro teve como objetivo de fortalecer a participação e articulação de adolescentes e jovens nos diversos espaços onde atuam, para que deliberem propostas que venha favorecer maior visibilidade do Estatuto da Criança e do Adolescente e da Convenção Internacional com o foco no enfrentamento ao trabalho e violência sexual infanto-juvenil.
O encontro marcará o encerramento das ações da Comissão de Protagonismo que, durante o ano de 2008, promoveu várias atividades nos cinco municípios: Bayeux, Cabedelo, João Pessoa, Lucena e Santa Rita. O encontro será realizado em João Pessoa, no Centro de Formação Padre Mazza, no Alto do Mateus. A expectativa é que participem em média 60 adolescente e jovens.
A Campanha é uma iniciativa para a construção efetiva de uma nova realidade, capaz de gerar propostas de mudanças imediatas e de longo prazo, com o objetivo de promover o diálogo nacional sobre ações que viabilizem para cada criança e adolescente em situação de moradia nas ruas a construção de alternativas reais à vida nas ruas. Consulte o site http://www.criancanaoederua.org.br/ e saiba nais sobre a campanha.
Os participantes trabalharam em grupos para discutir a questão da violência sexual infanto-juvenil e do trabalho Infantil, os quais deram as sugestões: a) divulgação do Estatuto nas Escolas em forma de teatro; b) palestras e debates; c)inclusão na grade curricular do tema sexualidade saudável; d) Campanha nas comunidades, na mídia e nas escolas, divulgação em Rádios Comunitárias com produção de Cd; e) outra capacitação para aprofundar os assuntos conversados para se ter mais segurança na gravação do CD e divulgação nas rádios, escolas, comunidades e etc.; f) punições mais severas, especialmente para pessoas que exploram e abusam de crianças e adolescentes; g) construção de histórias em quadrinho, maior divulgação do disque denúncia (100). Diante de todas estas sugestões o grupo priorizou a formação de um grupo de estudos para a criação do CD, do teatro e de maior organização. A data da reunião do grupo ficou para o dia 25 de outubro, às 14h, no Teatro Lima Penante (a confirmar).
Parcerias: Centro Cultural Piollin, Missão Nova Esperança, Fórum Estadual DCA, PETI, Escola Margarida Pereira, Projovem Adolescente, Projovem Urbano e Oficina Escola;
Grupo na Comissão de Protagonistas: Núcleo de Inclusão e Protagonismo Infanto-Juvenil da Rede Municipal de Ensino Público, Aldeias Infantis SOS, Associação Papa João XXIIII, Pastoral do Menor, Casa Pequeno Davi e Projeto Beira da Linha.
Ciclo de debates latino-americano sobre trabalho social com famílias de crianças e adolescentes realizado em Belo Horizonte(MG) de 15 a 17 de setembro, com apoio do UNICEF e outras organizações.
Com a descentralização do GT Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária e formação das comissões regionais, a Paraíba vai participar da Comissão Nordeste. Para novembro está sendo planejado um encontro regional para acontecer em João Pessoa (PB).
João Pessoa, 19 de agosto de 2008
HORÁRIO: 14 às 17:00
LOCAL: Sede do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – PB (Av. Epitácio Pessoa – 3218.7817 - Em frente ao Grupamento de Engenharia)
Comissão executiva ( Mazé Santos - Flávio Barros – Rose Veloso)
Encontro em Lucena
O mesmo encontro de articulação acontecerá no dia 22 de agosto, em Cabedelo com cerca de 25 adolescentes das 08 às 11horas. Este momento também será de diálogo com as lideranças adolescentes para conversarmos sobre o Conselho Municipal de Juventude no município de Cabedelo.
O Encontro foi avaliado como muito positivo por ter conseguido mobilizar todo o Sistema mesmo com suas fragilidades. A metodologia participativa facilitou o resultado dos objetivos propostos que era a integração dos atores. Foi criado um vínculo e a expectativa de um trabalho em rede.
No geral houve uma qualidade muito grande dos participantes e um sentimento de protagonistas; conseguiu-se trabalhar com afetividade.
Os grupos de trabalho corresponderam às expectativas. As discussões foram muito ricas facilitando as conclusões e elaboração dos fluxogramas.
Pontos que foram avaliados para melhorar
* A comunicação interna e externa.
* Tempo reduzido para as discussões.
* Mais operatividade da comissão no encontro – descentralização.
Fluxograma de operacionalização do Sistema de Garantia de Direitos construído com os vários atores sociais que participaram do II Encontro do Seistema de Garantia de Direitos de João Pessoa "INTEGRAR PARA FORTALECER", realizado em agosto.
O evento tem como objetivo promover o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente de João Pessoa, o que exige a ação intersetorial e integrada de todos os segmentos envolvidos. Para isso vai reunir entidades e órgãos governamentais e não governamentais para a construção coletiva de um fluxograma de operacionalização do Sistema de Garantia de Direitos.
O evento é um parceira do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de João Pessoa – PB (CMDCA-JP), Ministério Público do Estado da Paraíba, através da Promotoria da Infância e da Juventude da Capital e a Rede Margarida Pró Criança e Adolescente – REMAR, com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Programação:
Dia 13
8h- Credenciamento
8h30 - Abertura 9h - Acolhimento / Dinâmica de apresentação dos participantes
9h30 - Retrospectiva dos encontros do SGD em João Pessoa
10h - Apresentação do RuArtes
10h30 - Apresentação da dinâmica do encontro
11h15 - Trabalho de grupo: Trabalho infantil; Abuso e exploração sexual; Drogas; Adolescentes em conflito com a lei; Violência doméstica; Criança e adolescente em situação de rua
12h Intervalo - almoço
13h30 - Continuação dos Gt’s
17h - Encerramento
Dia 14
8h - Dinâmica
8h15 - Apresentação dos trabalhos dos grupos
9h30 - Debate
11h - Síntese problematizadora e propositora do encontro - encaminhamentos
12h30 - Encerramento do encontro
Mais informações: CMDCA - 3218-9845 ou pelo e-mail: cmdcajp@ig.com.br / REMAR – 3043-6891 / 3222-8910 ou remar-jp@hotmail.com
Assessoria de Comunicação - 3043-6891 / Fax: 3222-8910 remar-jp@hotmail.com
"Família que cuida é aquela que acolhe" é o slogan do IASC. Para a visita vieram: coordenação do projeto, conselheiros municipais da criança e do adolescente, conselheiros da assistência social.
Assessoria de Comunicação - 3043-6891|32228910 / remar-jp@hotmail.com / Fotos: Conceição Vanderlei e Joelma Oliveira
Assessoria de Comunicação - 3043-6891|3222-8910 / remar-jp@hotmail.com / Fotos: Eduardo Soares