quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Remar participa do seminário que discutiu mídia e direitos da criança

O I Seminário Estadual: A comunicação como ferramenta dos direitos da criança e do adolescente realizado ontem (20) reuniu mais de 170 pessoas de instituições públicas e não governamentais, conselheiros tutelares e de direitos, profissionais e estudantes de várias áreas para discutir a relação da mídia com os direitos da criança e do adolescente.


Lorenzo Delaini, da coordenação REMAR: intervenção sobre papel da mídia enquanto mediadora e sugestão de uma cobertura das ações positivas do cotidiano das instituições.



O momento foi de reflexões de como todos podem favorecer uma cobertura jornalística mais voltada para o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“Foi um momento importante para todos os segmentos envolvidos com a criança e o adolescente. Por ser um momento de retomada de sensibilização e mobilização da mídia para um novo olhar sobre os direitos da criança especialmente pela temática sobre a comunicação como ferramenta de garantia de direitos e controle social como questão de política pública”, avaliou Conceição Vanderlei, da coordenação da REMAR.
Conceição destaca que o evento mostrou a perspectiva de desdobramento de outros momentos com os profissionais da mídia favorecendo uma relação mais afetiva com os profissionais e as empresas de comunicação.
O debate da manhã focou o tema principal do evento “A comunicação como ferramenta dos direitos da criança e do adolescente” coma exposição do Superintende Estadual de Atenção à Criança e ao Adolescente/Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo do Estado de Pernambuco, Fernando Silva; e questões como a relação do Ministério Público, través da promotoria da Infância e Adolescência de João Pessoa, com a promotora Soraya Escorel e o Pacto Um Mundo para a Criança e o Adolescente na fala do coordenador do a UNICEF, Salvador Soler.

Na parte da tarde foram mostrados relatos de experiências da mídia com o Sistema de Garantia de Direitos: uma experiência acadêmica, dissertação de mestrado sobre o Conceito da criança e do adolescente na mídia impressa em João Pessoa/PB e a experiência como Jornalista Amiga da Criança da repórter do Correio da Paraíba, Henriqueta Santiago.
Ficou a sugestão de ampliar o debate na realização de um segundo seminário envolvendo os vários setores da mídia – impresso, rádio, televisão e portais de internet.


Assessoria de Comunicação - 3222-8910 / remar-jp@hotmail.com Fotos: Joelma Oliveira