terça-feira, 26 de março de 2013
De braços abertos: educação inclusiva
Murillo Magalhães, da Cidade Escola Aprendiz
De acordo com a legislação, todas as escolas do país são obrigadas a aceitar alunos com deficiência ou doenças crônicas. Desde 1998, o número de matrículas de estudantes especiais em escolas regulares passou de 43,9 mil para 558 mil em 2011. No entanto, segundo especialistas, não basta receber esses alunos.
É necessário que a escola os acolha. Por isso, é importante que os professores recebam uma formação para cuidar desses alunos com necessidade especiais. No entanto, essa necessidade é ainda um dos maiores desafios para alcançar a educação inclusiva.
De acordo com a professora e especialista em educação especial, Edicléa Mascarenhas, se disse otimista e reconheceu que o país já avançou muito. Ela faz parte Conselho Estadual para a Política de Integração da Pessoa Portadora de Deficiência do Rio de Janeiro. Também ajudou a fundar, em 2004, a disciplina prática pedagógica e educação inclusiva para todas os cursos de licenciatura da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Confira mais informações sobre a opinião da educadora e a importância do acolhimento das escolas em relação aos estudantes especiais.
Com informações da Agência Brasil
REMAR - 3222-8910 | remarjp@gmail.com