Seria possível uma infância sem racismo? Seria possível termos todas as crianças livres dos efeitos da discriminação racial? Questões como estas serão debatidas no seminário “A responsabilidade do Poder Público e da sociedade para assegurar a equidade e a igualdade étnico-racial desde a infância – Paraíba”, amanhã, 11 de outubro, das 08 às 17 horas, no Auditório do Ministério Público/Procuradoria Geral de Justiça (Av. Dom Pedro II). O objetivo do seminário é fortalecer o debate entre a sociedade civil e o poder público e assegurar políticas públicas para a equidade e a igualdade étnico-racial da infância na Paraíba.
Dados do IBGE (PNAD 2009) mostram que vinte e seis milhões de crianças e adolescentes brasileiros vivem em famílias pobres, representando 45,6% do total de crianças e adolescentes do País. Desses, 17 milhões são negros. Entre as crianças brancas, a pobreza atinge 32,9%; entre as crianças negras, 56%. O relatório oficial da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em 2009, revelou a taxa de 41,9 mortes infantis para cada mil crianças indígenas nascidas vivas. São dados como estes que preocupam e exigem iniciativas conjuntas do poder público e da sociedade civil.
O seminário é desdobramento da Campanha Por uma Infância e Adolescência sem Racismo lançada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). A campanha Por Uma Infância sem Racismo, que está mobilizando diversos setores da sociedade para refletir sobre as razões que colocam as crianças em condições tão mais vulneráveis dependendo de sua raça.
Promovido por UNICEF, Casa Pequeno Davi, Ministério Público, Coordenadoria da Infância e da Juventude e Fórum Paraibano para a Igualdade Racial, espera reunir cerca de 150 participantes - Gestores e servidores públicos - saúde; educação; assistência social; segurança pública; desenvolvimento humano; esporte; cultura; mulher e diversidade humana; ONGs; escolas; estudantes; municípios inscritos no Selo UNICEF Município Aprovado (Edição 2009-2012); universidades; sociedade em geral.
Informações: Casa Pequeno Davi – 3241-5263 / 8808-5914
PROGRAMAÇÃO
08h – Credenciamento
08h30 – Apresentação dos objetivos
Apresentação cultural – PARATIBE EM AÇÃO – Comunidade Quilombola
09h00 - MESA DE ABERTURA : UNICEF – FOPPIR – GOVERNO DA PB – Casa Pequeno Davi (Coordenação da Mesa) – Ministério Público – CEDCA/PB – COINJU – Assembléia
Legislativa-CMDCA-JP- Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana – Núcleo de Direitos Humanos/ GT Criança e Adolescente
09h30 – Palestra Magna – Prof. Dr, Waldeci Ferreira Chagas
UNICEF – Conceição Cardoso – Oficial de UNICEF
Coordenação da mesa – FOPPIR
10h – MESA I- O que temos feito e planejado?
Coordenação da Mesa I - UNICEF
Secretarias de Estado Convidadas: Educação - Desenvolvimento Humano - Saúde - Mulher e da Diversidade Humana
11h – Debate
12h – Almoço
13h30 – Apresentação Cultural – Capoeira
Coordenação da Mesa: COINJU
14h – MESA II - O que temos feito e planejado?
Secretarias de Estado convidadas: Cultura – Turismo – Juventude, Esporte e Lazer – Segurança e Defesa Social.
15h00 - MESA III – Iniciativas exitosas e propostas
Representações convidadas: FOPPIR – CIGANOS – INDÍGENAS – NEGROS
15h40 - DEBATE E ENCAMINHAMENTOS.
AGRADECIMENTOS...CIRANDA INTERCULTURAL.
Assessoria de Comunicação - 55 83 3222 8910 | remar-jp@hotmail.com